DESIGNER ADHEMAR CABRAL TRANSFORMA SONHOS EM EXCLUSIVOS ITENS DE DECORAÇÃO

APÓS EXERCER DIVERSAS PROFISSÕES, INCLUSIVE COMO DANÇARINO DO CLUBE DAS MULHERES, ADHEMAR ENCONTROU NA ARTE A SAÍDA PARA ALIAR SEU TALENTO E SEU OLHAR SOBRE O MUNDO A UM MODO DE VIDA QUE REALIZA OS SONHOS DAS PESSOAS

blog-transforma-sonhos-em-realidade

Paulistano, 43 anos, pai de 2 filhos, avô de um menino de 2 anos e um perfil empreendedor multifacetado. Assim é Adhemar Canella Cabral, um designer, piloto e empresário que se notabiliza por dar forma a projetos únicos, inimagináveis e que realizam os sonhos dos clientes.

Aficionado por decoração e velocidade, Adhemar comanda, há 4 anos, a AC Design, oficina de projetos na zona sul de São Paulo onde fabrica desde esculturas e simples peças de decoração até protótipos de carros Fórmula 1 e aviões.

 

A paixão de Cabral por velocidade começou com bicicletas e carrinhos de rolimã, que ele mesmo construía quando criança. Aos 8 anos, já gostava de fazer esculturas de carros na areia e brincar como se estivesse pilotando. Seu primeiro emprego foi aos 14 anos em uma loja de aluguel de trajes e, a partir daí, teve várias profissões até decidir pelo design. Adhemar já foi corretor de imóveis, atuou 10 anos com compra e venda de carros, foi proprietário de casas noturnas e, na Itália, em um momento difícil de sua vida, foi ajudante de cozinha. Porém, a profissão mais curiosa que teve foi como dançarino do Clube das Mulheres, “trabalho” onde permaneceu por um ano.

Graduou-se no curso de Publicidade e Propaganda pela Escola Pan-americana de Arte, mas fez diversos cursos de artes e design para customizar e modificar quaisquer tipos de objetos, empregando assim a sua visão. Seus primeiros trabalhos foram com moldes das cadeiras Egg e Plantum, que ganhavam linhas, cores e formas características do trabalho de Adhemar. Nesta época, também começou a produzir seus primeiros mockups de automóveis.

Com o resultado das cadeiras e carros viu que poderia fazer disso o seu meio de vida e, em 2010, abriu a AC Car, que mais tarde se tornaria a atual AC Design, pois percebeu que seu universo criativo não poderia ficar limitado somente ao automobilismo e sim deveria invadir o mundo da decoração. O primeiro carro sob encomenda que fez foi uma réplica de um carro  Fórmula 1, a McLaren MP4-8, que era pilotado por Ayrton Senna (um de seus ídolos) em 1993, ano em que o piloto brasileiro ganhou o GP Brasil. Dos carros de Fórmula 1 já fez mockups em tamanho real da McLaren, Ferrari, Red Bull e, atualmente, está produzindo uma Benetton semelhante a pilotada por Nelson Piquet. Além destes, Adhemar já produziu um protótipo da Penske de Emerson Fittipaldi na Fórmula Indy.

Além dos trabalhos de reprodução de carros, Cabral produz e customiza os mais variados tipos de objetos decorativos, como mesas, cadeiras, bancos, luminárias, relógios e cofres, até mockups de barcos, helicópteros e aviões, como um caça Mirage em tamanho real que fez para um cliente fiel. Também utiliza a velocidade como tema de peças decorativas e transforma os aerofólios de um Fórmula 1 em originais prateleiras, ou o bico de um destes carros em quadro. “Gosto de surpreender o cliente e entregar muito mais do que ele esperava. Nosso slogan é ‘se conseguir colocar no papel, nós podemos construir’. Queremos ser uma verdadeira e autêntica fábrica de sonhos”, comenta Cabral.

Com a AC Design, Adhemar já participou de diversos eventos e exposições, com destaque para a Mostra CoinCs, em 2012, onde produziu 10 porcos gigantes que foram customizados por artistas plásticos renomados e espalhados por São Paulo como uma urna para os cidadãos depositarem suas sugestões de melhorias na cidade, e a Dog Art, no início de 2013, onde fez dezenas de estátuas de cachorros que foram pintadas por artistas e celebridades, como Sabrina Sato e Danilo Gentile, e depois foram leiloadas com parte da renda revertida para a ONG Ampara Animal. Além disso, participou de exposições em shoppings, lojas de automóveis e roupas. Também já promoveu uma exposição própria, onde mostrou ao público suas criações. Em março está garantida a sua presença na Semana Cultural da Velocidade (Velocult), exposição que conta a história do automobilismo brasileiro que tem curadoria do designer Paulo Soláriz.

Serviço: AC Design

Endereço: Rua. José Estevão de Magalhães, 64 – Vila Campestre

Telefone/Delivery: (11) 2856 0115

Fonte: Jornal Brasil Fashion